Uma instalação sensorial concebida por Bia Lessa, que ocupa o espaço com tensões entre luz, sombra e tempo. A exposição, que homenageia os 120 anos da Light, usa linhas elásticas que lembram fios da rede elétrica para conectar diferentes ambientes imersivos, convidando o público a refletir sobre visibilidade, energia e percepção — com referências poéticas à arte contemporânea brasileira.
MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
EXPO
HUGO FRANÇANatureza, escultura e sustentabilidade
seg a sex, 8h às 20h | sáb e dom, 10h às 18h | 14/ago a 13/out
FGV
2479
A FGV Arte inaugura sua primeira exposição individual com o artista Hugo França, reunindo esculturas de grandes dimensões que ocupam a esplanada da Fundação Getulio Vargas em Botafogo. Reconhecido internacionalmente, o artista utiliza resíduos florestais da Mata Atlântica para criar obras que unem arte, design e consciência ecológica, permitindo ao público interagir ativamente com as peças. A mostra tem curadoria de Paulo Herkenhoff e também marca o lançamento do livro Hugo França: esculturas mobiliárias.
FGV - Praia de Botafogo, 190 - Botafogo
EXPO
GILBERTO CHATEAUBRIAND: UMA COLEÇÃO SENSORIAL
ter a dom, 10h às 18h | A partir de 09/ago
MAM
2402
A mostra celebra o centenário de nascimento de um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, reunindo obras modernas e contemporâneas que revelam a riqueza da produção artística brasileira ao longo do último século. Com curadoria de Pablo Lafuente e Raquel Barreto, a exposição é dividida em cinco núcleos temáticos — Origens, Retratos, Fronteiras, Artistas e a Constelação do Salão Monumental — que refletem o olhar sensorial e próximo de Gilberto Chateaubriand sobre os artistas e suas obras. Parte da programação comemorativa inclui oficinas, rodas de samba, sessões de cinema e outras ações culturais ao longo do mês no MAM Rio.
MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
EXPO
RIO MUSEU OLÍMPICO
ter a sáb, 10h às 14h | a partir de 05/ago
Parque Olímpico Rita Lee
2379
Primeiro museu olímpico da América Latina chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional, o espaço ocupa os andares superiores do Velódromo, no Parque Olímpico da Barra. A mostra reúne mil peças — com itens como a faixa de Rafaela Silva e a bola da final do vôlei masculino — e propõe um mergulho interativo nos Jogos Rio 2016 e seus impactos. Além de conquistas esportivas, o público revive momentos simbólicos, como a demolição da Perimetral, marco da transformação urbana na cidade. Com 13 áreas temáticas e cerca de 80 experiências imersivas, o museu celebra o legado olímpico e a conexão entre esporte, memória e identidade carioca. Durante o período de soft opening, a visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 10h às 14h, com limite de 120 pessoas por dia. Os ingressos devem ser agendados previamente no site museuolimpico.rio e retirados no local, no dia da visita.
Parque Olímpico Rita Lee - Avenida Embaixador Abelardo Bueno - Barra da Tijuca
EXPO
ENTRE O AIYÊ E O ORUN
ter a sáb, 10h às 20h | dom e fer, 11h às 18h | 05/ago a 26/out
Caixa Cultural
2374
A CAIXA Cultural Rio recebe a exposição Entre o Aiyê e o Orun, que apresenta obras de 14 artistas inspiradas na mitologia iorubá e nos mitos da criação do mundo segundo as religiões afro-brasileiras. A mostra propõe um diálogo entre o plano material e o espiritual por meio de esculturas, pinturas, fotografias e instalações. Com entrada gratuita, inclui ainda uma visita guiada com a curadora Thais Darzé no dia 13 de setembro, às 11h.
Caixa Cultural - R. do Passeio, 38 - Centro
EXPO
LOUCURA SUBURBANACortejo carnavalesco celebra a luta antimanicomial com música, desfile e festa nas ruas do Engenho de Dentro.
qua a dom, de 11h às 20h | 19/jul a 14/set
Futuros - Arte e Tecnologia
2355
Uma celebração potente da arte, da cultura e da luta antimanicomial! A exposição “25 anos Loucura Suburbana” resgata a trajetória do tradicional bloco da Zona Norte, reunindo mais de 250 itens, como estandartes, adereços, vídeos, documentos, fantasias e bonecos que marcaram os desfiles desde 2001.
Com curadoria de Izabela Pucu, a mostra se organiza como um cortejo visual que passa pelas múltiplas frentes do projeto fundado no Instituto Nise da Silveira, incluindo obras restauradas de Francisco Noronha, os icônicos bonecos satíricos — como o Trumporco — e os bastidores do ponto de cultura que tornou a arte uma forma de cuidado.
Parte do projeto Vem, Futuro! 2, é uma oportunidade única de conhecer uma história de resistência, cidadania e invenção coletiva no carnaval carioca.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Futuros - Arte e Tecnologia - R. Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
EXPO
CORPO MANIFESTOMostra reúne 113 obras com foco na negritude e na presença do corpo negro na arte
qua a seg, das 9h às 20h | até 15/set
CCBB
2322
Um olhar decolonial sobre a negritude no Brasil norteia a exposição “Corpo Manifesto”, de Sérgio Adriano H, em cartaz no CCBB RJ. Com 113 obras — 33 delas inéditas —, a mostra traça um panorama dos 25 anos de carreira do artista de Joinville (SC), em sua maior individual até hoje. Com curadoria de Juliana Crispe e Claudinei Roberto, a exposição mistura diferentes linguagens, como pintura, escultura e fotoperformance, usando materiais simbólicos como cabos de vassoura e cobertores utilizados por pessoas em situação de rua. Espalhados em três salas, os autorretratos são o núcleo mais potente da exposição, que busca provocar reflexões sobre os corpos negros no espaço público e na história brasileira. A visitação é gratuita e haverá visita guiada na sexta (25), às 17h.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
CCBB - Av. Primeiro de Março, 1
EXPO
OCUPAÇÃO ESQUENTA COPArte, ciência e ancestralidade se encontram no Museu do Amanhã em preparação para a COP30
qui a ter, 10h às 18h | 18/jul a 25/nov
Museu do Amanhã
2277
Como gesto político e educativo, o Museu do Amanhã antecipa o debate climático que ganhará força na COP30 com a Ocupação Esquenta COP. A programação reúne seis exposições e dezenas de atividades formativas que articulam ciência, arte, espiritualidade e ancestralidade. Entre as mostras, Claudia Andujar e seu universo propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e cosmologias diversas; Água Pantanal Fogo, com curadoria de Eder Chiodetto, apresenta imagens impactantes de Lalo de Almeida e Luciano Candisani sobre os ciclos de destruição e regeneração do Pantanal; e Tromba d’Água, com curadoria do Instituto Artistas Latinas, traz obras de 14 artistas mulheres da América Latina, abordando espiritualidade, natureza e gênero por meio de pinturas, fotografias e videoarte.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Museu do Amanhã - Praça Mauá
EXPO
SÓ ONDE TU ESTÁS NASCE UM LUGARMostra de fotografias que revelam as histórias e tensões do cotidiano carioca.
ter a dom, 9h às 18h30 | 12/jul a 27/set
Casa Firjan
2252
A mostra coletiva reúne 23 fotografias inéditas que lançam um novo olhar sobre o Rio de Janeiro, com registros da vida cotidiana nas periferias, nos trens, nas ruas, nos carnavais e nas paisagens que moldam a cidade. Realizados por 11 artistas locais selecionados pelo edital Mosaico Rio Firjan SESI, os trabalhos revelam tensões, poéticas e afetos que atravessam a vivência urbana. A exposição ocupa a Casa Firjan com imagens que exploram os limites entre o espaço público e o privado, entre o simbólico e o concreto, provocando reflexões sobre o direito à cidade e os significados do habitar.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo
EXPO
EXPOSIÇÃO FRESTAS - RENATA TASSINARIPinturas-objeto em grandes formatos dialogam com arquitetura e percepção no CCBB RJ
qua a seg, 9h às 20h | 16/jul a 22/set
CCBB
2225
Em “Frestas”, Renata Tassinari celebra 40 anos de carreira com obras recentes e inéditas que exploram a relação entre cor, geometria e espaço. Utilizando caixas de acrílico como suporte, ela combina tinta a óleo e acrílica para criar efeitos de transparência, espelhamento e distorção que dialogam com a arquitetura da Sala A do CCBB RJ.
A exposição investiga intervalos e “frestas” que ampliam o olhar do espectador, propondo uma experiência visual dinâmica e sensorial. O acrílico espelhado fragmenta e movimenta as imagens, remetendo a fluxos naturais, enquanto a curadoria de Felipe Scovino destaca o caráter cinético e metafórico das obras, que transitam entre pintura e escultura.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
CCBB - Av. Primeiro de Março, 1
EXPO
BAIXA TECNOLOGIAExposição fotográfica no CCJF
ter a dom, 11h às 19h | 04/jul a 31/ago
Centro Cultural Justiça Federal
2189
Pedro Stephan apresenta no CCJF a série completa de "Baixa Tecnologia", com registros feitos por um celular de 1 megapixel que revelam a cena noturna LGBTI+ do Rio e de São Paulo. As fotos, cruas e expressivas, desafiam o padrão técnico da fotografia contemporânea e ganham curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro
EXPO
RETRATISTAS DO MORROExposição no Museu de Arte do Rio
qui a ter, 11h às 18h (última entrada às 17h) | 14/jun a 26/out
Museu de Arte do Rio / MAR
2130
O Museu de Arte do Rio abre a exposição “Retratistas do morro”, que reúne cerca de 220 fotos de João Mendes e Afonso Pimenta, registrando o cotidiano da comunidade Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte (MG), entre 1960 e 1990. Na abertura, neste sábado (14), os fotógrafos participam de conversa com curadores e sessão de autógrafos do livro que antecedeu a mostra. Aproveite também para conferir as exposições “Elisa Martins da Silveira” e “O dono do MAR”, que celebram artistas brasileiros importantes e seguem em cartaz até dia 15 de junho.
🎟️ ENTRADA GRATUITA ÀS TERÇAS | INGRESSOS A PARTIR DE R$ 20
Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5
EXPO
ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAScerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos
qua a seg, 9h às 20h | 04/jun a 01/set
CCBB
2084
A exposição apresenta cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um diálogo entre as experiências afrodescendentes nas artes visuais.
Com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva, a mostra aborda temas como corpo, sonho e espaço, e reúne trabalhos de nomes como Abdias Nascimento e Nari Ward, além de peças da Coleção Ivani e Jorge Yunes.
CCBB - Av. Primeiro de Março, 1
EXPO
OS AVESSOS DO AVESSO DA LIBERDADEO encarceramento penal e manicomial
seg a sex, 10h às 18h | sáb, até às 16h | durante todo o ano
Solar dos Abacaxis
1987
A exposição apresenta uma reflexão sobre liberdade e opressão, abordando o encarceramento penal e manicomial. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, Matheus Morani e Izabela Pucu, a mostra reúne obras inéditas e arquivos institucionais que revelam as desigualdades sociais no Brasil e as formas de resistência nos sistemas de prisão e saúde mental. A exposição integra a programação 2025 do Solar dos Abacaxis, com debates, oficinas e uma agenda educativa contínua.
Solar dos Abacaxis - Rua do Senado, 48 (Mercado Central)
EXPO
TRABALHADORES – FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADOMostra gratuita com 149 imagens do mestre do fotojornalismo estreia na Casa Firjan
ter a dom, das 9h às 18h30 | 30/mai a 20/set
Casa Firjan
1945
Marcando uma homenagem póstuma ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que faleceu aos 81 anos, a exposição Trabalhadores ocupa a Casa Firjan a partir do dia 30 de maio. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa e parceira de vida do artista, a mostra reúne 149 fotografias realizadas entre 1986 e 1992, revelando as múltiplas formas do trabalho humano ao redor do mundo. Das minas de Serra Pelada aos pescadores sicilianos, passando por barragens indianas e incêndios no Kuwait, as imagens traçam um poderoso retrato da dignidade do ofício manual.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo
EXPO
PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRETPaisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX
qua a seg, 9h às 20h | 02/abr a 29/set
CCBB
1735
A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.
CCBB - Av. Primeiro de Março, 1
EXPO
DANÇA BARBOT!Exposição no Museu de Arte do Rio
qui a ter, 11h | 15/abr a 31/ago
Museu de Arte do Rio / MAR
1683
A mostra apresenta a trajetória e o legado do coreógrafo Rubens Barbot, pioneiro da dança afro-brasileira contemporânea. Com curadoria de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição reúne vídeos, fotografias, figurinos, elementos cênicos e depoimentos que retratam a contribuição de Barbot à valorização da cultura afro-brasileira na dança. Em parceria com o Terreiro Contemporâneo, o MAR propõe uma experiência imersiva e memorialista sobre o corpo negro na arte e no movimento.
🎟️ INGRESSOS A PARTIR DE R$ 10
Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5
EXPO
AFRO-BRASILIDADE, HOMENAGEM A DOIS VALENTINS E A UM EMANOELAleijadinho, Mestre Athaíde, Mestre Valentim e muito mais
ter a sex, 10h às 20h | sáb, dom, até às 18h | 10/abr a 21/set
FGV
1682
Com mais de 300 obras, a exposição celebra a produção artística afrodescendente em diferentes suportes como pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos.
A mostra reúne nomes como Aleijadinho, Mestre Valentim, Rubem Valentim, Rosana Paulino, Abdias do Nascimento, entre muitos outros, incluindo artistas de diversas regiões do Brasil e criações contemporâneas de Rosana Paulino, Felippe Sabino, Lucia Laguna e Sérgio Vidal, entre outros.
A curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães propõe um diálogo entre ancestralidade, identidade, resistência e diversidade, com destaque para artistas historicamente marginalizados. A programação inclui palestras, seminários e oficinas gratuitas.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
FGV - Praia de Botafogo, 190 - Botafogo
EXPO
VERMELHO, VERDE E AMARELO: A ESTÉTICA REDEFINAExposição de Filipe Nardi está na Ocupação IBORU, espaço artístico e musical lançado por Marcelo D2 no Centro
qua a dom, 16h às 22h |
Ocupação IBORU
1359
A mostra desenvolvida por Filipe Nardi é uma releitura ousada do streetwear (estilo de roupas associado ao hip-hop, skate, etc) misturada à tradição artística brasileira em 23 obras inéditas que convidam o público a enxergar a moda e a arte de um jeito diferente.
A exposição tem entrada gratuita e está na Ocupação IBORU, espaço cultural criado por Marcelo D2 no Centro do Rio.
Ocupação IBORU - R. Sete de Setembro, 43 - Centro
EXPO
TOM JOBIM: DISCOS SOLOgratuita
todos os dias, 9h às 17h (exceto quartas) |
Instituto Antonio Carlos Jobim
813
O Instituto Antônio Carlos Jobim, localizado dentro do Jardim Botânico, promove a mostra inédita "Tom Jobim: Discos Solo", que oferece uma visão detalhada sobre os 12 LPs que marcaram a carreira solo do maestro, gravados entre 1963 e 1994, desde o primeiro álbum, "The Composer of Desafinado Plays", até "Antônio Brasileiro", passando por marcos como "Wave", "Matita Perê" e "Urubu".
A exposição imersiva convida os visitantes a explorarem a trajetória artística de Tom Jobim por meio de documentos, fotos, gravações, partituras e objetos pessoais pertencentes ao acervo do Instituto. A curadoria de Aluisio Didier destaca momentos importantes da carreira do compositor como seu encontro com Vinícius de Moraes, que resultou em clássicos eternos da Bossa Nova e sua colaboração com João Gilberto no LP Chega de Saudade.
Instituto Antonio Carlos Jobim - Rua Jardim Botânico, 1008
EXPO
CARLOS VERGARA - PROJETO MARAVILHA
todos os dias, 9h às 17h | 31/out até out/2025
Parque Bondinho Pão de Açucar
656
Nas alturas do Morro da Urca, o Parque Bondinho Pão de Açúcar recebe o mais novo espaço artístico da cidade: o Bosque das Artes será uma área ao ar livre em meio à Mata Atlântica, onde natureza, arte e tecnologia se encontram. Para inaugurar o projeto, o artista convidado foi o gaúcho Carlos Vergara, um dos principais representantes da nova figuração no Brasil, que em 2024 celebra 60 anos de carreira. Conhecido pela habilidade em transformar ambientes conectando arte e natureza, o Vergara apresenta um conjunto de esculturas e dialogam com o ecossistema do Morro da Urca.
Parque Bondinho Pão de Açucar - Av. Pasteur, 520 - Urca
O Acervo do MHN é dividido em quatro esferas:
1) Acervo Arquivístico Histórico
2) Acervo ArquivísticoInstitucional
2) Acervo Bibliográfico
3) Acervo Museológico
clique em "mais informações" para o link do museu.
Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora S/N - Centro