O que fazer no RIO DE JANEIRO

cultura e lazer

onde

quando

EXPO

ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS

cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos

qua a seg, 9h às 20h | 04/jun a 01/set

CCBB

mais informações

2084

A exposição apresenta cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um diálogo entre as experiências afrodescendentes nas artes visuais.

Com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva, a mostra aborda temas como corpo, sonho e espaço, e reúne trabalhos de nomes como Abdias Nascimento e Nari Ward, além de peças da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

EXPOSIÇÃO EDUARDO SUED: 100 ANOS

Exposição gratuita na Maneco Müller : Multiplo Galeria

seg a sex, 10h às 18h30 | sáb, 10h às 14h | 17/jun a 15/ago

Maneco Müller : Multiplo Galeria

mais informações

2132

O pintor Eduardo Sued celebra seu centenário com a exposição “Eduardo Sued: 100 anos”, que abre nesta terça-feira, dia 17 de junho, na galeria Maneco Müller : Multiplo, onde já inaugurou com uma mostra há 15 anos. A exposição traz 19 obras inéditas e recentes do mestre colorista, que explora composições inusitadas e oposição cromática. Mesmo aos 100 anos, Sued continua ativo e trabalhando em seu ateliê no Rio de Janeiro várias vezes por semana.

🎟️ ENTRADA GRATUITO

Maneco Müller : Multiplo Galeria - Rua Dias Ferreira 417 sala 204, 205 e 206 - Leblon, Rio de Janeiro

EXPO

TRABALHADORES – FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO

Mostra gratuita com 149 imagens do mestre do fotojornalismo estreia na Casa Firjan

ter a dom, das 9h às 18h30 | 30/mai a 20/set

Casa Firjan

mais informações

1945

Marcando uma homenagem póstuma ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que faleceu aos 81 anos, a exposição Trabalhadores ocupa a Casa Firjan a partir do dia 30 de maio. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa e parceira de vida do artista, a mostra reúne 149 fotografias realizadas entre 1986 e 1992, revelando as múltiplas formas do trabalho humano ao redor do mundo. Das minas de Serra Pelada aos pescadores sicilianos, passando por barragens indianas e incêndios no Kuwait, as imagens traçam um poderoso retrato da dignidade do ofício manual.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

EXPO

WORLD PRESS PHOTO 2025

ter a sáb, 10h às 20h | dom e feriados: 11h às 18h | 27/mai a 20/jul

Caixa Cultural

mais informações

1931

De 27 de maio a 20 de julho, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a exposição World Press Photo 2025, uma das mais importantes mostras de fotojornalismo do mundo. A edição apresenta os 42 projetos vencedores do 68º Concurso Anual, que registram com sensibilidade e impacto os principais temas da atualidade: política, migração, conflitos armados, identidade de gênero e a crise climática. As imagens vêm de 31 países e revelam histórias potentes — do cotidiano de jovens afetados pela guerra a levantes populares em diferentes regiões do mundo.

O Brasil tem papel de destaque na mostra, com três fotógrafos premiados: Amanda Perobelli, com a série As Piores Enchentes do Brasil; Anselmo Cunha, com a imagem Aeronave em Pista Inundada; e André Coelho, que retratou a celebração dos torcedores do Botafogo após a conquista inédita da Libertadores. O país também aparece em dois projetos internacionais: a seca na Amazônia, registrada pelo mexicano Musuk Nolte, e a imagem do surfista Gabriel Medina, captada pelo francês Jérôme Brouillet durante os Jogos Olímpicos de Paris.

Com uma curadoria que cruza diferentes continentes e perspectivas, a exposição propõe um olhar profundo sobre o presente e seus desafios, destacando também histórias de resistência e superação — como a da Foto do Ano, que retrata uma criança palestina vivendo com amputações após bombardeios em Gaza. Um retrato poderoso do mundo em imagens, aberto ao público e com entrada gratuita.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Caixa Cultural - R. do Passeio, 38 - Centro

EXPO

PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRET

Paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX

qua a seg, 9h às 20h | 02/abr a 29/set

CCBB

mais informações

1735

A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

AFRO-BRASILIDADE, HOMENAGEM A DOIS VALENTINS E A UM EMANOEL

Aleijadinho, Mestre Athaíde, Mestre Valentim e muito mais

ter a sex, 10h às 20h | sáb, dom, até às 18h | 10/abr a 21/set

FGV

mais informações

1682

Com mais de 300 obras, a exposição celebra a produção artística afrodescendente em diferentes suportes como pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos.

A mostra reúne nomes como Aleijadinho, Mestre Valentim, Rubem Valentim, Rosana Paulino, Abdias do Nascimento, entre muitos outros, incluindo artistas de diversas regiões do Brasil e criações contemporâneas de Rosana Paulino, Felippe Sabino, Lucia Laguna e Sérgio Vidal, entre outros.

A curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães propõe um diálogo entre ancestralidade, identidade, resistência e diversidade, com destaque para artistas historicamente marginalizados. A programação inclui palestras, seminários e oficinas gratuitas.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

FGV - Praia de Botafogo, 190 - Botafogo

EXPO

DANÇA BARBOT!

Exposição no Museu de Arte do Rio

qui a ter, 11h | 15/abr a 31/ago

Museu de Arte do Rio / MAR

comprar ingresso

1683

A mostra apresenta a trajetória e o legado do coreógrafo Rubens Barbot, pioneiro da dança afro-brasileira contemporânea. Com curadoria de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição reúne vídeos, fotografias, figurinos, elementos cênicos e depoimentos que retratam a contribuição de Barbot à valorização da cultura afro-brasileira na dança. Em parceria com o Terreiro Contemporâneo, o MAR propõe uma experiência imersiva e memorialista sobre o corpo negro na arte e no movimento.

🎟️ INGRESSOS A PARTIR DE R$ 10

Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5

EXPO

ELIZABETH JOBIM: A INCONSTÂNCIA DA FORMA

Exposição na Casa Roberto Marinho

qua a dom, 12h às 18h | 24/abr a 10/ago

Instituto Casa Roberto Marinho

mais informações

1652

A exposição celebra os 40 anos de carreira da artista. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra reúne mais de 50 desenhos e pinturas que percorrem diferentes fases de sua produção. As obras revelam a evolução pendular da pesquisa visual de Jobim, evidenciando as conexões e rupturas que marcaram sua trajetória artística.

Instituto Casa Roberto Marinho - R. Cosme Velho, 1105 - Cosme Velho

EXPO

DEIXA FALAR | ROGÉRIO REIS

fotografia

seg, ter, qua, qui, sex e sáb, 12h | 26/mai a 18/jul

Galeria da Gávea

mais informações

2074

O fotógrafo Rogério Reis volta à série “Na Lona” após mais de 20 anos e inaugura a exposição Deixa Falar, na Galeria da Gávea, reunindo cerca de 70 obras. A mostra exibe ampliações originais em preto e branco feitas entre 1985 e 2002, registros inéditos do carnaval de rua de 2025 e a nova série “Samba no Pé”. Com curadoria de Evandro Salles, a exposição revisita o carnaval carioca pelo olhar poético e popular que consagrou o trabalho do artista. Parte das fotos segue em junho para Paris, integrando o Ano do Brasil na França.

Galeria da Gávea - Rua Marquês de São Vicente 432, Gávea, Rio de Janeiro.

EXPO

IN-FINITO | SABRINA BARRIOS

seg a sex, 10h às 18h | 28/mar a 29/jun

Meta Gallery

mais informações

1671

A artista Sabrina Barrios apresenta “In-Finito”, instalação inédita criada especialmente para a Meta Gallery. A obra convida o público a caminhar por formas geométricas luminosas que flutuam em meio a uma estrutura de fios de nylon e luz UV. A mostra, com curadoria de Malu Fragoso, também reúne pinturas, esculturas e desenhos que exploram a ideia de “desenhos no espaço” e a relação entre presença física e ancestralidade tecnológica. Após o fim da exposição, a instalação será preservada apenas em registro 3D.

Meta Gallery - Rua da Assembleia, 40, Centro

EXPO

OS AVESSOS DO AVESSO DA LIBERDADE

O encarceramento penal e manicomial

seg a sex, 10h às 18h | sáb, até às 16h | durante todo o ano

Solar dos Abacaxis

mais informações

1987

A exposição apresenta uma reflexão sobre liberdade e opressão, abordando o encarceramento penal e manicomial. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, Matheus Morani e Izabela Pucu, a mostra reúne obras inéditas e arquivos institucionais que revelam as desigualdades sociais no Brasil e as formas de resistência nos sistemas de prisão e saúde mental. A exposição integra a programação 2025 do Solar dos Abacaxis, com debates, oficinas e uma agenda educativa contínua.

Solar dos Abacaxis - Rua do Senado, 48 (Mercado Central)

EXPO

DJANIRA - 110 ANOS

seg a sex, 10h às 18h | sáb, 10h às 16h | 02/jun a 19/jul

Pinakotheke Cultural

mais informações

1983

A Pinakotheke Cultural, em parceria com o Instituto Pintora Djanira, apresenta a exposição “Djanira – 110 anos”, uma celebração da vida e da obra de uma das grandes artistas brasileiras, cuja pintura se dedicou a retratar o cotidiano, a religiosidade, as tradições populares e o povo do Brasil. Com curadoria de Max Perlingeiro e Fernanda Lopes, a mostra reúne mais de 50 trabalhos, entre pinturas, desenhos, documentos e objetos pessoais, organizados em cinco núcleos temáticos que revelam a diversidade de sua produção: Retratos; Religiosidade – Ritos, Mitos e Sonhos; O trabalho e a pintura de gênero; Registros do Brasil; e a série inédita “Aventuras de Procopinho”.

Entre as obras em destaque estão peças raramente vistas ou nunca exibidas ao público, como Sem título [Primeiro retrato de Motta] (1952), Dança de Iemanjá (1952), Autorretrato (sem data), Engomadeira (1954), Santa Ceia com vista de Santa Teresa (1958), Orixá Oxalufan – Orixá Velho (1958), Índia Canela [estudo] (1960), Bumba meu boi (1961), Alambique e Casa de Paraty (1967), Orixás (1970), Sem título [estudo para a capa do álbum “Casa de Farinha”] (circa 1974), Mina de carvão (circa 1974) e Transamazônica (1978). Uma exposição que revela a potência do olhar de Djanira sobre o Brasil e sua gente, reafirmando sua importância no panorama da arte moderna nacional.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Pinakotheke Cultural - R. São Clemente, 300 - Botafogo, Rio de Janeiro

EXPO

RETRATISTAS DO MORRO

Exposição no Museu de Arte do Rio

qui a ter, 11h às 18h (última entrada às 17h) | 14/jun a 26/out

Museu de Arte do Rio / MAR

comprar ingresso

2130

O Museu de Arte do Rio abre a exposição “Retratistas do morro”, que reúne cerca de 220 fotos de João Mendes e Afonso Pimenta, registrando o cotidiano da comunidade Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte (MG), entre 1960 e 1990. Na abertura, neste sábado (14), os fotógrafos participam de conversa com curadores e sessão de autógrafos do livro que antecedeu a mostra. Aproveite também para conferir as exposições “Elisa Martins da Silveira” e “O dono do MAR”, que celebram artistas brasileiros importantes e seguem em cartaz até dia 15 de junho.

🎟️ ENTRADA GRATUITA ÀS TERÇAS | INGRESSOS A PARTIR DE R$ 20

Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5

EXPO

ANDRÉ GRIFFO

ter, qua, qui, sex, sáb e dom, 12h | 14/jun a 10/ago

Paço Imperial

mais informações

2073

A exposição apresenta um panorama da trajetória do artista André Griffo, reunindo mais de 50 obras entre pinturas e instalações que ocupam três pavimentos do Paço Imperial. Com curadoria de Juliana Gontijo, a mostra é dividida por temas e destaca a crítica social e a investigação pictórica de Griffo sobre poder, religião e história da arte. É a primeira individual do artista em uma instituição no Rio de Janeiro.

Paço Imperial - Praça XV - Centro

EXPO

CICLO EXPOSITIVO NO PAÇO IMPERIAL

Seis mostras individuais em abertura especial

ter a dom e feriados, 12h às 18h | 14/jun a 10/ago

Paço Imperial

comprar ingresso

2131

O Paço Imperial inaugura um novo ciclo expositivo com seis mostras individuais, trazendo obras inéditas e relevantes de artistas contemporâneos. Entre as exposições, destacam-se “Panorama do Ateliê”, com mais de 60 obras inéditas de Luiz Aquila em comemoração aos seus 80 anos; “Alto Barroco”, crítica social em pinturas e instalações de André Griffo; e “O vento continua, todavia”, com obras do artista visual Miguel Afa. Também integram a programação “Alair Gomes: o erotismo no belo”, “Luz estelar ecoando”, inspirado pelo telescópio James Webb, e “Rocada: eclosão de desejos da Terra”, que inclui instalação ativada por mulheres rurais de Itamonte (MG).

🎟️ ENTRADA GRATUITA


Paço Imperial - Praça XV - Centro

EXPO

GABINETE SELARÓN DE CURIOSIDADES

Exposição com 300 obras de Jorge Selarón no Centro Cultural da Justiça Federal

ter a dom, 11h às 19h | qui, 15h (visitas guiadas) | 25/jun a 10/ago

Centro Cultural Justiça Federal

mais informações

2133

O Centro Cultural da Justiça Federal recebe a exposição “Gabinete Selarón de curiosidades”, que reúne cerca de 300 obras do renomado artista chileno Jorge Selarón (1947-2013). A mostra apresenta uma vasta coleção de pinturas, fotografias, rascunhos e azulejos que documentam e celebram a trajetória do artista e a icônica Escadaria Selarón, símbolo cultural do Rio de Janeiro. Com curadoria coletiva, a exposição propõe uma reflexão profunda sobre a importância da preservação e gestão compartilhada desse patrimônio artístico e urbano. Além disso, integra uma iniciativa da Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, que oferece visitas guiadas semanais para ampliar o diálogo com o público e promover uma experiência imersiva. As visitas acontecem todas as quintas-feiras, às 15h, mediante inscrição prévia por e-mail. A entrada é gratuita, garantindo amplo acesso à história e legado de Selarón.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro

EXPO

BAIXA TECNOLOGIA

Exposição fotográfica no CCJF

ter a dom, 11h às 19h | 04/jul a 31/ago

Centro Cultural Justiça Federal

mais informações

2189

Pedro Stephan apresenta no CCJF a série completa de "Baixa Tecnologia", com registros feitos por um celular de 1 megapixel que revelam a cena noturna LGBTI+ do Rio e de São Paulo. As fotos, cruas e expressivas, desafiam o padrão técnico da fotografia contemporânea e ganham curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro

EXPO

EXPOSIÇÃO 100 ANOS O GLOBO

Mostra celebra o centenário do jornal com capas icônicas, fotos raras e reflexões sobre a imprensa

ter a dom, 12h às 18h | 11/jul a 10/ago

Instituto Casa Roberto Marinho

comprar ingresso

2223

A mostra celebra a trajetória centenária do jornal O GLOBO por meio de capas históricas, fotografias e arquivos audiovisuais. Em cinco salas temáticas, o visitante percorre momentos marcantes do Brasil e do mundo, refletindo sobre o papel da imprensa na construção da memória coletiva.

🎟️ INGRESSOS A PARTIR DE R$ 5 / ENTRADA GRATUITA ÀS QUARTAS

Instituto Casa Roberto Marinho - R. Cosme Velho, 1105 - Cosme Velho

EXPO

EXPOSIÇÃO FRESTAS - RENATA TASSINARI

Pinturas-objeto em grandes formatos dialogam com arquitetura e percepção no CCBB RJ

qua a seg, 9h às 20h | 16/jul a 22/set

CCBB

mais informações

2225

Em “Frestas”, Renata Tassinari celebra 40 anos de carreira com obras recentes e inéditas que exploram a relação entre cor, geometria e espaço. Utilizando caixas de acrílico como suporte, ela combina tinta a óleo e acrílica para criar efeitos de transparência, espelhamento e distorção que dialogam com a arquitetura da Sala A do CCBB RJ.

A exposição investiga intervalos e “frestas” que ampliam o olhar do espectador, propondo uma experiência visual dinâmica e sensorial. O acrílico espelhado fragmenta e movimenta as imagens, remetendo a fluxos naturais, enquanto a curadoria de Felipe Scovino destaca o caráter cinético e metafórico das obras, que transitam entre pintura e escultura.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

TOM JOBIM: DISCOS SOLO

gratuita

todos os dias, 9h às 17h (exceto quartas) |

Instituto Antonio Carlos Jobim

mais informações

813

O Instituto Antônio Carlos Jobim, localizado dentro do Jardim Botânico, promove a mostra inédita "Tom Jobim: Discos Solo", que oferece uma visão detalhada sobre os 12 LPs que marcaram a carreira solo do maestro, gravados entre 1963 e 1994, desde o primeiro álbum, "The Composer of Desafinado Plays", até "Antônio Brasileiro", passando por marcos como "Wave", "Matita Perê" e "Urubu".

A exposição imersiva convida os visitantes a explorarem a trajetória artística de Tom Jobim por meio de documentos, fotos, gravações, partituras e objetos pessoais pertencentes ao acervo do Instituto. A curadoria de Aluisio Didier destaca momentos importantes da carreira do compositor como seu encontro com Vinícius de Moraes, que resultou em clássicos eternos da Bossa Nova e sua colaboração com João Gilberto no LP Chega de Saudade.

Instituto Antonio Carlos Jobim - Rua Jardim Botânico, 1008

EXPO

VERMELHO, VERDE E AMARELO: A ESTÉTICA REDEFINA

Exposição de Filipe Nardi está na Ocupação IBORU, espaço artístico e musical lançado por Marcelo D2 no Centro

qua a dom, 16h às 22h |

Ocupação IBORU

mais informações

1359

A mostra desenvolvida por Filipe Nardi é uma releitura ousada do streetwear (estilo de roupas associado ao hip-hop, skate, etc) misturada à tradição artística brasileira em 23 obras inéditas que convidam o público a enxergar a moda e a arte de um jeito diferente.

A exposição tem entrada gratuita e está na Ocupação IBORU, espaço cultural criado por Marcelo D2 no Centro do Rio.

Ocupação IBORU - R. Sete de Setembro, 43 - Centro

EXPO

CARLOS VERGARA - PROJETO MARAVILHA

todos os dias, 9h às 17h | 31/out até out/2025

Parque Bondinho Pão de Açucar

comprar ingresso

656

Nas alturas do Morro da Urca, o Parque Bondinho Pão de Açúcar recebe o mais novo espaço artístico da cidade: o Bosque das Artes será uma área ao ar livre em meio à Mata Atlântica, onde natureza, arte e tecnologia se encontram. Para inaugurar o projeto, o artista convidado foi o gaúcho Carlos Vergara, um dos principais representantes da nova figuração no Brasil, que em 2024 celebra 60 anos de carreira. Conhecido pela habilidade em transformar ambientes conectando arte e natureza, o Vergara apresenta um conjunto de esculturas e dialogam com o ecossistema do Morro da Urca.

Parque Bondinho Pão de Açucar - Av. Pasteur, 520 - Urca

EXPO

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

10h às 17h | qua a dom

Museu Histórico Nacional

mais informações

94

O Acervo do MHN é dividido em quatro esferas:
1) Acervo Arquivístico Histórico
2) Acervo ArquivísticoInstitucional
2) Acervo Bibliográfico
3) Acervo Museológico
clique em "mais informações" para o link do museu.

Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora S/N - Centro