GRATUITO
MAIS
MÚSICA NA PRAÇAJazz ou bossa nova no leblon
18h às 22h
quintas-feiras
Gratuito
Praça Claudio Coutinho
1968
Que tal curtir um jazz ou uma bossa nova ao ar livre, em plena Praça do Leblon, com direito a food trucks de hambúrguer, pizza artesanal e crepes?
Essa é a proposta do Jazz na Praça, projeto do Belga Burger que há mais de um ano anima as quintas-feiras o espaço próximo ao Clube do Flamengo.
quintas-feiras
alternando a cada semana
jazz e
bossa nova
Praça Claudio Coutinho - Rua Adalberto Ferreira 177, Leblon - próximo ao Clube Flamengo
MAIS
HOPS REGGAEFestival de reggae no Hops Rio
dom, 15h
todos os domingos
Gratuito
Hops Rio - Arcos dos Teles
1694
Todos os domingos, o Hops Rio realiza o “Roots Hops Reggae”, um mini festival gratuito que valoriza a cena reggae e a música jamaicana no Rio.
A partir das 15h, o evento promove encontros entre bandas, artistas independentes e o público no Arco do Teles, com idealização e produção de Patricia Moreira. A proposta é fortalecer expressões culturais ligadas ao reggae e criar conexões por meio da música.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Hops Rio - Arcos dos Teles - Tv. do Comércio, 20 - Centro, Rio de Janeiro
Há quase três décadas, a Feira do Lavradio começou com um foco claro: reunir antiquários e amantes de peças raras no coração do Rio. Com o tempo, a feira cresceu, ganhou novos expositores e passou a incluir brechós, vinis, artesanato, moda, gastronomia e apresentações musicais.
Os antiquários voltaram a ganhar destaque com um espaço exclusivo e revitalizado na Praça Emilinha Borba, localizada na esquina das ruas Lavradio e Senado. A proposta é valorizar esse segmento que deu origem à feira e oferecer aos visitantes um local mais organizado e acolhedor para garimpar relíquias e objetos de época.
A mudança reforça o compromisso da Feira em preservar suas raízes e, ao mesmo tempo, renovar a experiência para o público que frequenta esse tradicional ponto cultural do Rio, uma das ruas mais históricas no Rio, do período colonial, com uma mistura de estilos arquitetônicos preservados, com fachadas ornamentadas e casarões da época.
Feira do Lavradio - Rua do Lavradio
MAIS
RIVALZINHOIrmão caçula do Teatro Rival, o Rivalzinho transforma a calçada da Cinelândia em pista de dança
todas as sextas, 19h
Gratuito
Rivalzinho
1990
Rivalzinho é o bar anexo ao Teatro Rival, localizado na calçada da Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia. Funcionando de terça a sábado, o espaço reúne frequentadores da região para um happy hour com música ao vivo e DJs que tocam gratuitamente ao ar livre. Nas sextas-feiras, a partir das 19h, a área externa se transforma em uma pista de dança, com o funcionamento estendendo-se até a meia-noite.
Com entrada gratuita, o Rivalzinho complementa a programação cultural do Teatro Rival ao oferecer uma opção de lazer acessível e integrada ao ambiente urbano do Centro do Rio.
Rivalzinho - Rua Álvaro Alvim, 33/37 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-010
EXPO
PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRETPaisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX
qua a seg, 9h às 20h
02/abr a 29/set
Gratuito
CCBB
1735
A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.
CCBB - Av. Primeiro de Março, 66
EXPO
OS AVESSOS DO AVESSO DA LIBERDADEO encarceramento penal e manicomial
seg a sex, 10h às 18h | sáb, até às 16h
durante todo o ano
Gratuito
Solar dos Abacaxis
1987
A exposição apresenta uma reflexão sobre liberdade e opressão, abordando o encarceramento penal e manicomial. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, Matheus Morani e Izabela Pucu, a mostra reúne obras inéditas e arquivos institucionais que revelam as desigualdades sociais no Brasil e as formas de resistência nos sistemas de prisão e saúde mental. A exposição integra a programação 2025 do Solar dos Abacaxis, com debates, oficinas e uma agenda educativa contínua.
Solar dos Abacaxis - Rua do Senado, 48 (Mercado Central)
MAIS
RODAS DE SAMBA GRATUITAS NO RIO DE JANEIRO
de seg a dom
horários variados
Gratuito
Vários locais
1674
🎶 Rodas de Samba Gratuitas no Rio de Janeiro
segundas e sextas-feiras, a partir das 19h
🔶Pedra do Sal – Saúde
Considerada o berço do samba carioca, a Pedra do Sal é palco de rodas tradicionais às . O ambiente histórico e a energia contagiante tornam o local imperdível para os amantes do samba.
segundas-feiras, a partir das 16h30,
🔶Samba do Trabalhador – Andaraí
Comandado por Moacyr Luz, o Samba do Trabalhador acontece às no Renascença Clube.
É uma das rodas mais tradicionais da cidade, reunindo músicos renomados e um público fiel.
domingos
🔶Feira da Glória – Glória
A Feira da Glória se transforma em um ponto de encontro para os amantes do samba.
No final da tarde, rodas de samba animam o local, proporcionando uma experiência autêntica e gratuita.
Aos sábados, a partir das 18h
🔶Praça São Salvador – Laranjeiras
A Praça São Salvador recebe rodas de samba e choro no coreto central.
O ambiente familiar e descontraído atrai moradores e visitantes em busca de boa música e convivência.
sábados alternados
🔶Samba da Ouvidor – Centro
O Samba da Ouvidor acontece na esquina das ruas do Ouvidor e do Mercado.
Comandado por Gabriel Cavalcante, o evento celebra o samba de raiz em um ambiente descontraído
Vários locais - veja na legenda
MAIS
OCUPAÇÃO IBORU - PROGRAMAÇÃOEspaço cultural: Marcelo D2 une samba, ativações artísticas, gastronomia, exposições, rodas de conversas e muito mais
qua a sex, 14h às 22h | sáb, 12h às 20h
Permanente
Gratuito
Ocupação IBORU
1366
Você já ouviu falar da Ocupação IBORU? O projeto idealizado e produzido por Marcelo D2 e Luiza Machado é o espaço cultural do “momento” que está bombando no Centro da Cidade.
O local, inaugurado em setembro de 2023, aos poucos, a ocupação se tornou uma casa de cultura que mistura arte, música, moda, gastronomia e ações educativas.
Ocupação conta com sala de leitura, cine ocupação, galeria de arte, roda de samba e um novo cardápio do Bar Labuta IBORU
Para conferir a programação semanal do espaço, confira o @ocupacao.iboru
Ocupação IBORU - R. Sete de Setembro, 43 - Centro
MAIS
SAMBOTICA NA CAPIBERIBEentrada colaborativa
sextas, 19h às 1h
Gratuito
Centro Cultural Capiberibe
865
Existe jeito melhor de encerrar a semana do que com um bom samba?
O show quinzenal do Sambotica na Capiberibe 27 já virou um clássico das sextas cariocas.
A cada duas semanas, a apresentação do Sambotica invade o Centro Cultural Capiberibe, cheia de energia e com os clássicos preferidos dos amantes de samba.
Nos intervalos dos sets (3), o som fica por conta do DJ Tales Mulatu e Caludinho que agitam a pista com sucessos de várias épocas.
Ah, a gente recomenda chegar cedo, porque a casa fica lotada!
Centro Cultural Capiberibe - Rua Capiberibe, 27 - Santo Cristo
EXPO
OCUPAÇÃO ESQUENTA COPArte, ciência e ancestralidade se encontram no Museu do Amanhã em preparação para a COP30
qui a ter, 10h às 18h
18/jul a 25/nov
Gratuito
Museu do Amanhã
2277
Como gesto político e educativo, o Museu do Amanhã antecipa o debate climático que ganhará força na COP30 com a Ocupação Esquenta COP. A programação reúne seis exposições e dezenas de atividades formativas que articulam ciência, arte, espiritualidade e ancestralidade. Entre as mostras, Claudia Andujar e seu universo propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e cosmologias diversas; Água Pantanal Fogo, com curadoria de Eder Chiodetto, apresenta imagens impactantes de Lalo de Almeida e Luciano Candisani sobre os ciclos de destruição e regeneração do Pantanal; e Tromba d’Água, com curadoria do Instituto Artistas Latinas, traz obras de 14 artistas mulheres da América Latina, abordando espiritualidade, natureza e gênero por meio de pinturas, fotografias e videoarte.
🎟️ ENTRADA GRATUITA
Museu do Amanhã - Praça Mauá
CINEMA
🆓 CINEMATECA DO MAM | GRATUITO
| Dir. diversos | - | - | gratuito'
diversos horários - MAM
Gratuito
1668
A sala da Cinemateca do MAM reabriu suas portas com uma programação gratuita que celebra o cinema em suas múltiplas formas, épocas e origens.
As sessões especiais acontecem tanto no MAM quanto no CCBB RJ, com obras clássicas, contemporâneas e de diferentes gêneros.
Clique no link acima para vera programação GRATUITA.
Com
MAM
EXPO
RIO MUSEU OLÍMPICO
ter a sáb, 10h às 14h
a partir de 05/ago
Gratuito
Parque Olímpico Rita Lee
2379
Primeiro museu olímpico da América Latina chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional, o espaço ocupa os andares superiores do Velódromo, no Parque Olímpico da Barra. A mostra reúne mil peças — com itens como a faixa de Rafaela Silva e a bola da final do vôlei masculino — e propõe um mergulho interativo nos Jogos Rio 2016 e seus impactos. Além de conquistas esportivas, o público revive momentos simbólicos, como a demolição da Perimetral, marco da transformação urbana na cidade. Com 13 áreas temáticas e cerca de 80 experiências imersivas, o museu celebra o legado olímpico e a conexão entre esporte, memória e identidade carioca. Durante o período de soft opening, a visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 10h às 14h, com limite de 120 pessoas por dia. Os ingressos devem ser agendados previamente no site museuolimpico.rio e retirados no local, no dia da visita.
Parque Olímpico Rita Lee - Avenida Embaixador Abelardo Bueno - Barra da Tijuca
EXPO
ENTRE O AIYÊ E O ORUN
ter a sáb, 10h às 20h | dom e fer, 11h às 18h
05/ago a 26/out
Gratuito
Caixa Cultural
2374
A CAIXA Cultural Rio recebe a exposição Entre o Aiyê e o Orun, que apresenta obras de 14 artistas inspiradas na mitologia iorubá e nos mitos da criação do mundo segundo as religiões afro-brasileiras. A mostra propõe um diálogo entre o plano material e o espiritual por meio de esculturas, pinturas, fotografias e instalações. Com entrada gratuita, inclui ainda uma visita guiada com a curadora Thais Darzé no dia 13 de setembro, às 11h.
Caixa Cultural - R. do Passeio, 38 - Centro
MAIS
SAMBA DO PASSEIOsamba, DJs, gastronomia e moda e espaço infantil
12h às 22h
domingos
Gratuito
Passeio Público
2503
O Samba do Passeio chega para agitar o Passeio Público, na Lapa, feira de artesãos, praça de alimentação e área kids para a criançada.
O evento rola ao ar livre, em um espaço histórico, perfeito para curtir música, cultura e o melhor do domingo carioca com a família e os amigos.
A programação começa às 14h e vai até o fim da tarde, garantindo muita música e diversão para todos os gostos.
Para o acesso e os banheiros, é preciso retirar um ingresso gratuito no Sympla
Passeio Público - Rua do Passeio, Lapa (esquina com a Feira da Glória)
EXPO
O INÍCIO DO MUNDO | FREDERICO MORAIS – ARTE E CRÍTICAExposições simultâneas na Pinakotheke Cultural
seg a sex, 10h às 18h | sáb, 10h às 16h
01/set a 18/out
Gratuito
Pinakotheke Cultural
2544
A Pinakotheke Cultural apresenta duas exposições que exploram a arte brasileira sob diferentes perspectivas.
“O início do mundo”, com curadoria de Katia Maciel e Camila Perlingeiro, reúne 77 obras de 59 artistas mulheres, em linguagens como pintura, gravura, desenho, vídeo, fotografia, escultura e objetos, propondo uma reflexão sobre o feminino como força criadora e transformadora.
Em paralelo, “Frederico Morais – Arte e Crítica”, com curadoria de Stefania Paiva e Diego Matos, homenageia o crítico e curador através de 25 obras de 22 artistas e de uma seleção de textos que evidenciam a relação entre crítica, curadoria e criação artística no Brasil.
Pinakotheke Cultural - R. São Clemente, 300 - Botafogo, Rio de Janeiro
EXPO
MARIA BONOMI, A ARTE DE AMAR, A ARTE DE RESISTIR
ter a dom, 12h às 18h
06/set a 16/nov
Gratuito
Paço Imperial
2572
Em comemoração aos 90 anos de Maria Bonomi, a mostra reúne mais de 250 obras que percorrem quase oito décadas de produção da artista. Gravuras, esculturas, cenários, figurinos e arte pública revelam sua trajetória marcada por inovação estética, engajamento político e diálogo constante com o Brasil e o mundo. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e Maria Helena Peres, a retrospectiva ocupa todo o primeiro andar do Paço Imperial, destacando a força criativa de uma das maiores referências da arte contemporânea.
Paço Imperial - Praça XV - Centro
EXPO
REBORDAR - GABRIEL HADDAD E LEONARDO BORA
ter a dom, 12h às 18h
06/set a 16/nov
Gratuito
Paço Imperial
2613
Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora apresentam a instalação inédita “Rebordar” na exposição dos premiados do PIPA 2025. Com 12 km de fios, cordas e materiais do cotidiano dos barracões de carnaval, a obra conecta memórias, trajetórias e criações artísticas da dupla, reunindo também desenhos de projetos de fantasias e carros alegóricos de desfiles passados, em uma narrativa que entrelaça tradição, imaginação e cultura brasileira.
Paço Imperial - Praça XV - Centro
EXPO
DE ONDE VEM O SAMBA
ter a sáb, 12h às 19h
09/set a 25/out
Gratuito
Centro Cultural Correios
2573
A artista visual Mery Horta presta homenagem à Ala das Baianas em sua terceira mostra individual, reunindo 27 obras que exploram a ancestralidade e o protagonismo feminino no samba. Com curadoria de Thiago Fernandes e pesquisa histórica de Ramon Castellano, a exposição apresenta objetos têxteis, fotografias, vídeos, instalações sonoras e uma performance, criando um percurso que celebra as “tias do samba” e sua importância na cultura popular brasileira.
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
EXPO
CASA ARLETTE DE PORTAS ABERTASVisitas guiadas: agendamento por email
ter, 15h às 18h
08/set a 25/out
Gratuito
Casa Arlette
2556
A Casa Arlette, espaço criado pelo artista René Machado em 2020, abre suas portas para visitas guiadas mediante agendamento por email, até 25/out.
É a chance de conhecer o acervo com mais de 80 obras espalhadas por fachada, corredores e jardim, além de ateliês em funcionamento.
A programação inclui exposições em diferentes ambientes da casa, reunindo artistas como Carlos Vergara, José Bechara, Raul Mourão e Nelson Leirner, além de projetos especiais de fotografia e retratos contemporâneos.
Agendamento por email:
casa.arlette156@gmail.com
Casa Arlette - Gávea
EXPO
FOTORIO 2025
ter a dom, 11h às 19h
10/set a 08/nov
Gratuito
Centro Cultural Justiça Federal
2616
Um dos festivais de fotografia mais importantes da América Latina, o FotoRio 2025 apresenta exposições inéditas de artistas brasileiros, latino-americanos e europeus em diferentes espaços do Rio de Janeiro. O público poderá conferir obras que abordam identidade, ancestralidade, justiça social, meio ambiente e resistência, além de atividades paralelas com fotógrafos e curadores renomados.
Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro
EXPO
TRAÇO DOS SOPROS – ESTHER BONDER
qui a dom, 13h às 19h
09/set a 09/nov
Gratuito
C. C. Laura Alvim
2684
Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne pinturas e esculturas criadas a partir de elementos orgânicos, refletindo sobre a relação profunda entre seres vivos, luz e natureza. Inspirada por referências como Ailton Krenak, Anna Tsing e pelo convívio com Burle Marx, Bonder constrói paisagens oníricas e objetos que investigam os ciclos de vida, morte e transformação. Entre os destaques estão esculturas feitas com frutos de palmeiras e a obra 8.23, que evoca o tempo que a luz do sol leva até chegar à Terra. A exposição convida o público a repensar sua conexão com o meio ambiente a partir da arte.
C. C. Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176, Ipanema
EXPO
REMBRANDT – O MESTRE DA LUZ E DA SOMBRA69 gravuras originais de Rembrandt
ter a sáb, 12h às 19h
24/set a 8/nov
Gratuito
Centro Cultural Correios
2658
A partir de 24/set, começa a mostra inédita com 69 gravuras originais de Rembrandt van Rijn (1606–1669), mestre do claro-escuro e um dos maiores artistas da história da arte. Obras como Autorretrato com Saskia (1636), O Jogador de Cartas (1641) e A Ressurreição de Lázaro (1632) revelam a intensidade e a humanidade captadas pelo artista. A curadoria é de Luca Baroni, diretor da Rede dos Museus da Região Marche Nord, Itália.
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
EXPO
JOSÉ PEDRO CROFT: REFLEXOS, ENCLAVES, DESVIOSinstalação inédita que cria ilusões de ótica
qua a seg, 9h às 20h
24/set a 17/nov
Gratuito
CCBB
2685
A exposição reune cerca de 170 obras do artista português, incluindo gravuras, desenhos, esculturas e instalações. Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, a mostra ocupa a rotunda e o 1º andar do CCBB, destacando uma instalação inédita que cria ilusões de ótica e integra a arquitetura do espaço à percepção do público. A exposição percorre temas como corpo, escala, arquitetura e memória gráfica, permitindo ao visitante vivenciar a obra de Croft, reconhecido internacionalmente por sua poética visual que combina precisão, experimentação e diálogo entre gravura e escultura.
CCBB - Av. Primeiro de Março, 66
EXPO
FOTOGRAFIAS ETNOGRÁFICASVencedores do Prêmio Mário de Andrade
sáb, a partir das 11h
a partir de 27/set
Gratuito
Museu de Folclore
2723
A Galeria do Terceiro Andar do Museu de Folclore abre a exposição das fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas – 2ª edição (2024).
A programação começa às 11h, com a abertura oficial e visita conversada com vencedores do prêmio.
14h30
Mesa sobre Fotografia Etnográfica, com as vencedoras do prêmio, Ypituna Pankaru e Uenni, e convidados especiais: Francisco Moreira da Costa (CNFCP/Iphan) e Ratão Diniz.
No mesmo dia, haverá às 14h
• homenagem à Acamufec, celebração de seus 30 anos
• lançamento do perfil do museu no Google Arts.
Às 12h30, o público também poderá experimentar o tradicional Caruru de Cosme e Damião, preparado pelo ACARAJÉ DA CÁTIA, em frente à entrada lateral do CNFCP.
foto: 1º lugar: Canjerê dos Pretos Velhos na Jurema Sagrada de Pernambuco – Wenny Mirielle Batista Misael (Uenni) (Categoria Série Fotográfica)
Museu de Folclore - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP/Iphan – Rua do Catete, 179
EXPO
CARTOGRAFIA INCÓGNITA - “ZOOLÓGICOS HUMANOS”sobre colonialismo, identidade e desigualdade.
ter a dom, 12h às 18h
até 16/nov
Gratuito
Paço Imperial
2739
Exposição da artista chilena Voluspa Jarpa que investiga a história dos “zoológicos humanos”, práticas em que povos de diferentes origens eram exibidos em capitais europeias como Paris, Londres e Bruxelas entre o final do século XIX e meados do século XX. A partir de pesquisas em documentos desclassificados dos EUA, Jarpa reflete sobre como tais exibições contribuíram para a construção e perpetuação do racismo. Com abordagem crítica e sensível, a obra une memória, história e arte contemporânea, convidando o público a refletir sobre colonialismo, identidade e desigualdade.
Paço Imperial - Praça XV - Centro
EXPO
BREU – VICENTE DE MELLOfotografias poéticas de esculturas clássicas
seg a sex, 13h às 17h
12/set a 16/jan
Gratuito
MBNA - Museu Nacional de Belas Artes
2756
Exposição inédita que inaugura o ciclo “Um olhar pela Fechadura” no MNBA, apresentando fotografias poéticas de esculturas clássicas veladas durante reformas. A mostra cria um diálogo entre arte contemporânea e patrimônio histórico, convidando o público a refletir sobre visibilidade, memória e transformação.
MBNA - Museu Nacional de Belas Artes - Av. Rio Branco, 199 - Centro, Rio de Janeiro
EXPO
WANDA PIMENTEL - PERCURSO EM PRETO E BRANCOprimeiros trabalhos da artista
16/ago a 25/out
Gratuito
Carpintaria
2758
Exposição inédita na Carpintaria apresenta a série Animais Preto e Branco (1965–1967), primeiros trabalhos da artista Wanda Pimentel. Com traços vigorosos e uma paleta restrita, a mostra revela desenhos de animais reais e inventados, explorando texturas e formas num universo gráfico único.
Carpintaria - Rua Jardim Botânico, 971
EXPO
VOZES – YNAÊ CORTEZreflete sobre machismo, misoginia, feminicídio
seg a sáb, 09h às 20h30
03/out a 29/out
Gratuito
CMACG - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
2760
Instalação sonora imersiva que reúne depoimentos de mais de 80 mulheres, de 7 a 70 anos, refletindo sobre experiências em uma sociedade machista. A obra propõe diálogo sensível e coletivo, transformando narrativas em uma vivência artística única.
CMACG - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125, Praça XI
EXPO
O RIO DE CIRO FERNANDES: A CIDADE EM XILOGRAVURAS76 obras que transitam entre xilogravuras, pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim
qua a seg, 10h às 16h30
18/out a 30/jan
Gratuito
Museu Chácara do Céu
2729
A mostra celebra os 460 anos do Rio de Janeiro pelo olhar do artista Ciro Fernandes.
São 76 obras que transitam entre xilogravuras, pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim, distribuídas em núcleos temáticos que retratam desde a chegada do artista à cidade até a atmosfera da Lapa e a exuberância da natureza carioca.
O público poderá ainda conhecer as ferramentas de trabalho do artista, como prensas e matrizes de madeira, além de participar de oficinas educativas para crianças de escolas públicas.
A exposição conta com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, placas em braille e visitas guiadas.
Curadoria de Mariana Lannes e Alessandro Zoe.
Museu Chácara do Céu - Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa
EVENTO
BEAUTY FAIR - PROFESSIONAL FAIR RJ1ª Edição
dom a ter, 11h às 20h
19 a 21/out
Gratuito
ExpoRio CN
2852
A Professional Fair RJ marca a estreia da Beauty Fair no Rio de Janeiro, reunindo profissionais da beleza para três dias de inovação, negócios e aprendizado. Com mais de 150 marcas expositoras, o evento oferece uma programação intensa com congressos, workshops e oportunidades de networking, consolidando o Rio como um dos maiores mercados de consumo de beleza do Brasil.
ExpoRio CN - R. Beatriz Larragoiti Lucas, S/N - Cidade Nova, Rio de Janeiro
EVENTO
DRAMATURGIA EM LEITURAS: PAÍS GAMBIARRA
seg, 19h
20/out
Gratuito
Teatro Adolpho Bloch
2829
Em um país fictício onde a água é a principal moeda de troca, o governo manipula a escassez e o medo para manter o controle. Em meio à desigualdade e à corrupção, os trabalhadores enfrentam dilemas éticos e sociais, questionando até que ponto é possível sobreviver sem recorrer à “gambiarra”. A leitura dramatizada apresenta uma crítica ácida e atual sobre poder, resistência e sobrevivência.
Texto: Grupo Teatro de Busto
Retirada dos ingressos na bilheteria dia 20/10/2025 à partir dàs 17h00.
Com Dudu Gehlen, Gustavo Kaz, Kath Alvez, Ketrolin Rosetto, Leo de Moraes e Lucas Rodrigues
Teatro Adolpho Bloch - Rua do Russel, 804 - Glória
CINEMA
ARQUIVO EM CARTAZ – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO
| Dir. | BRA | L | '
20 a 24/out
Gratuito
2856
Chegando à sua 10ª edição, o Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo celebra uma década dedicada à preservação da memória audiovisual e à difusão cultural. Realizado pelo Arquivo Nacional, o evento transforma o Rio de Janeiro em ponto de encontro para pesquisadores, cineastas, estudantes e apaixonados por cinema de arquivo.
A programação é gratuita e reúne mostras, oficinas e debates que discutem memória, tecnologia e preservação. Entre os destaques deste ano:
● Encontro de Pesquisadores, com trocas sobre memória e acervo;
● Arquivo faz Escola, atividade educativa voltada ao público estudantil;
● Oficina Película Viva, que convida o público a experimentar o processo analógico do cinema;
● Mostra Arquivos do Amanhã, dedicada a produções que exploram o futuro da imagem e da memória;
● Mesa Guardando Memórias da Terra, sobre preservação audiovisual e sustentabilidade;
● Mostra Competitiva, com filmes que utilizam ao menos 30% de material de arquivo em suas narrativas.
Além das exibições no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 - Centro), o festival se estende a espaços como o MAM (Rio de Janeiro) e o Cine Arte UFF (Niterói), reafirmando seu compromisso com o acesso à cultura e o incentivo à criação artística a partir da memória.
Com
Arquivo Nacional
EVENTO
PALCO 360° – FESTIVAL DE TEATRO DO RIO
ter e qua, 19h | sáb e dom, conforme programação
14/out a 02/nov
Gratuito
Teatro Adolpho Bloch
2837
O Palco 360° é um espaço do Festival de Teatro do Rio dedicado à formação, debates e trocas sobre a cena teatral contemporânea. Gratuito e aberto ao público, o evento oferece painéis sobre acessibilidade e encontros de companhias, além do curso “O Teatro de Nelson Rodrigues”, que explora a obra do dramaturgo de forma prática e teórica. Uma oportunidade para artistas, produtores e apreciadores de teatro se conectarem com grandes nomes e processos criativos da dramaturgia brasileira.
14/10 (terça) – Aula 1: “Vomitar-nos a nós mesmos”
Introdução à obra de Nelson Rodrigues. Horário: 19h às 22h
15/10 (quarta) – Aula 2: “O Mar levará tudo: a casa, os retratos e os espelhos”
Horário: 19h às 22h
21/10 (terça) – Aula 3: “O dedo na goela”
Horário: 19h às 22h
22/10 (quarta) – Aula 4: “O punhal de prata num olho que chora: O Trágico Moderno”
Horário: 19h às 22h
Teatro Adolpho Bloch - Rua do Russel, 804 - Glória
EVENTO
RIO OCEAN WEEKGRATUITO Abertura com Lenine | Navios oceanográficos | Arte, cinema, literatura e música
qua a dom, 9h às 18h
22 a 26/out
Gratuito
Museu do Amanhã
2788
👏 Quarta às 19h, TALKSHOW DE ABERTURA com participação de Lenine, entrevistas e apresentações musicais de personalidades e artistas ligados ao mar.
👉 NAVIOS OCEANOGRÁFICOS: Visitação gratuita e guiada aos navios Cruzeiro do Sul e Professor Luiz Carlos, laboratórios flutuantes da Marinha e da UERJ (sujeito a lotação)*
👉 O Rio Ocean Week leva arte, cinema, literatura e música para o Museu do Amanhã, veja a programação e inscrições no link acima.
*Durante a Rio Ocean Week, o público poderá visitar duas embarcações científicas atracadas no píer do Museu do Amanhã. O Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil, realiza levantamentos hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos, além de apoiar operações navais. Já o Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos, da UERJ, inaugurado em 2020, funciona como laboratório flutuante para pesquisas acadêmicas e monitoramento de ecossistemas marinhos. A visitação é gratuita, por ordem de chegada, das 9h às 18h.
Com Navio Cruzeiro do Sul (Marinha do Brasil), Navio Professor Luiz Carlos (UERJ)
Museu do Amanhã - Praça Mauá
EVENTO
ATRÁS DO VIDRO - A ALMA DAS CORESmais de 30 ambientes assinados por arquitetos e designers
seg a sáb, 10h às 20h | dom e feriados, 14h às 20h
23/out a 23/nov
Gratuito
CasaShopping
2850
Com mais de 30 ambientes assinados por arquitetos e designers, a mostra investiga o papel das cores na transformação dos espaços, com propostas que evocam emoções e memórias. A icônica Onda Carioca recebe a instalação interativa “Alma Cromática”.
A abertura tem o talk “A Alma das Cores” em 23/out, 16h, mediado por Joana Dale, com Celina Mello Franco (Conexão Décor), Blanca Lliahnne (Pantone®) e Thalita Carvalho (Casa de Colorir / Projeto Mosaico).
CasaShopping - Av. Ayrton Senna, 2150 - Barra, RJ
EVENTO
IGLUS NA PRAÇA MAUÁThe Lumisphere Experience - Instalação imersiva
ter a dom, 10h às 18h
02/out a 19/dez
Gratuito
Museu do Amanhã
2734
The Lumisphere Experience é uma instalação internacional inédita que combina inteligência artificial, cultura e engajamento climático em um ambiente multisensorial.
Realizada em três cúpulas interconectadas, a experiência convida o público a despertar a criatividade, ampliar a consciência coletiva e imaginar soluções para os desafios ambientais globais.
Com projeções em 360°, som imersivo e estações de ação climática em 750 m², a instalação integra a programação gratuita do Museu do Amanhã durante a COP30 e o Prêmio Earthshot.
Concebida como um espaço transformador para sonhar sem limitações, The Lumisphere Experience, gratuita e aberta ao público, convida os visitantes a se reunir e se conectar dentro de um trio de cúpulas interconectadas, inspiradas na obra de Buckminster Fuller
Museu do Amanhã - Praça Mauá
MÚSICA
JCLUB - ANTONIA MEDEIROSveja a programação do mês
qui, 19h | sex, 21h
3/out a 7/nov
Gratuito
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
2806
O Bossa Nova e MPB in Concert é um projeto que celebra a diversidade da música brasileira reunindo artistas consagrados e novos talentos em apresentações intimistas. Em sua 11ª edição, o evento acontece de 3 de outubro a 7 de novembro, sempre às sextas-feiras, oferecendo um panorama rico e plural da produção musical nacional.
24/10 – 21h Antonia Medeiros
31/10 – 21h Maria Maud
07/11 – 21h Encerramento - Sophie Charlotte e Tom Veloso
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa - Praia do Flamengo, 340 - Flamengo
EVENTO
FEIRA CARIOQUÍSSIMAMúsica boa, clima de roça, forró pé-de-serra e aquele astral
sáb e dom, 13h às 22h
25 e 26/out
Gratuito
Praça Luís de Camões - Glória
716
A Feira Carioquíssima
Serão dois dias de moda, gastronomia, arte, artesanato, tatuagem, espaço kids, DJs e muita música para embalar o público com shows gratuitos, a partir das 19h, que prometem mexer com a memória afetiva de gerações.
Sábado, 25
14h – DJ Joca Vidal: abre a pista com uma seleção só com discos de vinil, preparando o público para uma tarde de energia e diversidade musical.
16h – Power Swing: a banda traz o charme do Jazz Manouche, ou Jazz Cigano, estilo criado por Django Reinhardt na década de 1930, com guitarras ágeis, ritmo contagiante e muita improvisação.
18h – Pardal Trio: trio de música instrumental formado em Santa Teresa em 2025 por Eric Dwo, Ellis Goto e Zé Farias. Seu som elétrico e psicodélico traz uma roupagem nova ao samba-jazz e incorpora elementos do rock e fusion, porém sempre dando prioridade aos elementos brasileiros e cariocas em seus ritmos.
20h – Ney Conceição: sucesso toda terça-feira do Jazz no Cardosão, Ney é um músico paraense autodidata, arranjador e compositor, com participação em mais de 200 discos gravados na Amazônia, onde já tocou com artistas como Nilson Chaves e Pinduca. No Rio de Janeiro, colaborou com Sebastião Tapajós e Robertinho Silva, entre vários outros, levando a inconfundível sonoridade do seu baixo.
Domingo, dia 26:
14h – DJ Flávio César: aquece o público com ritmos variados, criando o clima perfeito para a tarde de shows.
16h – Sunomono Trio: guitarra, baixo e bateria em perfeita sintonia. O trio une o swing e a classe do soul jazz dos anos 60 e 70 com um repertório que vai de Marvin Gaye a Nelson Cavaquinho, de Beastie Boys a Wes Montgomery. O resultado é música instrumental que é tanto dançante quanto sofisticada.
18h – OgroJazz: transforma clássicos do pop e do rock com uma roupagem jazzística. Canções de Madonna, INXS, Bob Marley, Stevie B, Radiohead e Amy Winehouse ganham novas cores e texturas com improvisos, grooves e timbres irresistíveis, resultado de mais de 20 anos de sintonia entre os músicos.
20h – Marcelo Ceará – Show Jukebox: voz e violão ganham energia de banda completa. Marcelo conduz o público por sucessos da MPB, samba, pagode, axé, forró, rock nacional e funk, criando uma atmosfera contagiante, que mistura espontaneidade ao vivo e a pulsação de um DJ, uma verdadeira banda de um homem só.
Praça Luís de Camões - Glória - Rua do Russel, Glória, Praia do Flamengo
EVENTO
MERCADO S. JOSÉpolo gatrsonômico e cultural - inauguração
ter a dom, 10h às 22h
abertura 21/set
Gratuito
Mercado S. José
2655
MERCADINHO SÃO JOSÉ – De volta ao coração de Laranjeiras
bares, lojas, restaurantes e terraço também para eventos
O Rio ganha um novo espaço após sete anos de portas fechadas. O tradicional Mercado São José está previsto para reabrir no domingo, dia 21.
Brewteco (cervejaria do Leblon que se espalhou pelo Rio/erraço e prédio anexo)
Locanda (restaurante italiano tradicional na Região Serrana)
Cura Bar (gastronomia de boteco, no terraço)
Borbulhas (bar de drinks com kombucha e vinhos naturais)
Gebar (boteco de gastronomia árabe)
Tito Orgânicos e Locais (hortifruti com produtos de pequenos produtores)
Bocas Rotisserie de Bairro
Rancho das Vertentes (queijaria com produtos artesanais próprios e de outros produtores)
Absurda Confeitaria
Basta Pastifício (massas frescas)
Cultura Fungi (loja de cogumentos e temperos)
Zilda (produtos da culinária mineira)
Hoba (sorveteria vegana)
Culto Café
O Rio ganha um novo espaço após sete anos de portas fechadas. O tradicional Mercado São José está prestes a reabrir.
Preservando sua arquitetura histórica e a icônica fonte tombada, o mercado ganhou cara nova: um terraço aberto de 400 m², bares, restaurantes e boxes voltados a pequenos produtores locais. Entre os confirmados estão Brewteco, Cura Bar, Absurda e Locanda.
Símbolo de Laranjeiras e ponto de encontro de gerações, o Mercadinho retorna como referência cultural e gastronômica da Zona Sul.
Com origem no século XIX, quando funcionava como senzala e celeiro de uma fazenda no período do Império, o espaço foi adaptado para mercado em 1944.
Quatro décadas depois, passou por uma revitalização e se transformou em centro cultural, em 1988, recebendo shows e tornando-se um dos pontos mais frequentados de Laranjeiras.
Em 1994, ganhou o título de patrimônio tombado.
Já em 2018, após o despejo dos ocupantes, o mercado ficou anos abandonado, até ser adquirido pela Prefeitura em 2023, junto com o terreno anexo.
Depois de dois anos de obras, o Mercadinho São José ressurge totalmente reformado, com lojas, bares, restaurantes e um terraço projetado também para receber eventos, sempre respeitando o limite das 22h para preservar a vizinhança.
A reinauguração está prevista para o próximo domingo (21).
Mercado S. José - R. das Laranjeiras, 90
MÚSICA
GRATUITO | XANDE DE PILARES NO SESCRetirada de ingressos uma hora antes do início do show
qua, 29, 15h - Xande | sex, 17 e qui, 30 - Teatro |
01 a 30/out
Gratuito
Polo Educacional Sesc
2795
O Polo Educacional Sesc recebe em outubro a série Conversa & Canção, que reúne artistas para falar sobre processos criativos e interpretar grandes sucessos da canção popular brasileira.
OUTUBRO
qua, 08 | 20h - Teresa Cristina - Conversa & Canção, apresentado por Maurício Pacheco – Música
sex, 17 | 10h e 15h, 18/10, 15h – Hoje é dia de Rock, com a Cia. Nós do Palco (Escola Sesc de Ensino Médio) – Teatro
qua, 29 | 15h – Xande de Pilares – Conversa & Canção, apresentado por Maurício Pacheco – Música
qui, 30 | 20h – Amor de baile, com WDO Produções – Teatro
🎫 Retirada de ingressos uma hora antes do início do show
Polo Educacional Sesc - Av. Ayrton Senna, 5.677 – Barra Olímpica
MÚSICA
O BAILE DA MÚSICA BRASILEIRAGRATUITO Cordão do Boitatá convida Elba, Geraldo Azevedo e muito mais
qua, 20h
29/out a 17/dez
Gratuito
Brava Arena Jockey
2826
Celebrando 30 anos de alegria e carnaval, o tradicional Cordão do Boitatá leva sua energia contagiante para a Brava Arena Jockey em uma série de shows gratuitos. A cada quarta-feira, grandes nomes da música brasileira sobem ao palco em um encontro que mistura ritmos, gerações e sotaques, exaltando a diversidade e a força da cultura popular. Prepare-se pra cantar, dançar e celebrar o Brasil em sua forma mais vibrante.
sempre as QUARTAS-FEIRAS:
OUTUBRO
29: Elba Ramalho / Geraldo Azevedo / Lia de Itamaracá
NOVEMBRO
05: Spok / Catia de França / Mariana Baltar
12: Anastacia / Armandinho / Marcelo Mimoso
19: Orunmila / Mary Zelia / Marina Iris
26: Juliana Linhares / Roberta Sá / Rita Benneditto
DEZEMBRO
03: Teresa Cristina / Negadeza / Marcos Sacramento
10: Lazzo Matumbi / Jongo da Serrinha / Marquinhos de Oswaldo Cruz
17: Gaby Amarantos / Felipe Cordeiro / Moyseis Marques
Brava Arena Jockey - Jockey Club Brasileiro | Praça Santos Dumont, 31 - Lagoa
EVENTO
DISCONCERTOSO jornalista Dodô Azevedo apresenta um artista e um disco marcante em sua vida
quartas, 19h
29/out | 26/nov | 10/dez
Gratuito
Futuros - Arte e Tecnologia
2700
O projeto Disconcertos, criado pelo filósofo e jornalista Dodô Azevedo, estreia nova temporada.
Em cada encontro, Dodô convida uma personalidade da cultura para revisitar o disco mais marcante de sua vida, transformando emoção em conhecimento.
Na abertura, dia 24 de setembro, o convidado é o produtor musical Barral Lima, que falará sobre o álbum Sol de primavera (1979), de Beto Guedes.
O público acompanha a audição em vinil, enquanto um telão exibe videoarte exclusiva com letras, informações gráficas e imagens históricas.
A edição integra a programação da Primavera dos Museus 2025, com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”.
Próximos eventos
29 de outubro – Dodô Azevedo recebe a jornalista Ana Paula Araújo, apresentadora do “Bom Dia Brasil”, que vai falar sobre “The Immaculate Collection”, de Madonna, abordando temas como empoderamento feminino, a importância da Madonna nos anos 1980 e questões como abuso, feminicídio e patriarcado, utilizando a música como veículo para reflexão.
26 de novembro – Dodô Azevedo recebe o professor e historiador Luiz Antônio Simas, falando sobre “Axé”, de Candeia. A apresentação vai explorar a natureza discursiva das letras e a forma como Candeia, como um sacerdote, utilizou a música para promover o resgate da cultura negra e das tradições afro-brasileiras. A importância desse disco para a cena musical contemporânea, especialmente no rap e hip-hop, será enfatizada.
10 de dezembro – A convidada de Dodô Azevedo é a poetisa, psicanalista e filósofa Viviane Mosé, que vai levar para o Disconcertos o álbum “Fa-Tal – Gal a todo vapor”, lançado em 1971 pela saudosa Gal Costa. A leitura filosófica e poética de Viviane Mosé vai iluminar o que esse disco é exatamente: um grito de liberdade que mistura corpo, voz e política. Mosé tem a rara capacidade de mostrar como a arte popular contém pensamento profundo, e Gal, em sua potência cênica e musical, exige essa chave de interpretação que une filosofia e sensibilidade
Com Beto Guedes
Futuros - Arte e Tecnologia - R. Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
EVENTO
CICLOS E EVENTOS NA ABL TERÇAS E QUINTASterças - mesa redonda | quinta é cultura
ter, 16h | qui, 17h30
até 09/dez
Gratuito
Academia Brasileira de Letras
1583
A Academia Brasileira de Letras realiza sua programação cultural de 2025 com 38 conferências às terças, às 16h. Às quintas, às 17h30, serão realizadas mesas-redondas, peças de teatro, lançamentos de livros e exibição de filmes, com temas variados como literatura, música popular, dramaturgia, meio ambiente e mercado editorial.
👉 MESA REDONDA - terças às 16h
temas
MAIO - Em torno de Ariano Suassuna
JUNHO - Editar (n)o Brasil
JULHO - Pensar
AGOSTO - Cadeira 41
SETEMBRO - Literatura e Política
OUTUBRO - Filhos de peixe
NOVEMBRO - Literatura e Memória
DEZEMBRO - Memórias da Academia
👉 QUINTA É CULTURA - quintas às 17h30
🔶 Setembro
terças
▪️02/09 – 16h – Início do ciclo “Literatura e Política”, com coordenação de Antônio Torres - Conferência “Notas sobre a confluência entre poesia e política no Romantismo”, por Vagner Camilo
▪️09/09 – 16h - “Direita, volver", por Roberto Acízelo
▪️16/09 – 16h - “Esquerda, volver”, por Josélia Aguiar
▪️23/09 – 16h - “Literatura e Estado Novo”, por Sergio Miceli
▪️30/09 – 16h - “Literatura e censura”, por Luis Augusto Fischer
“Quinta é Cultura"
▪️18/09 – 17h30 - “Teias, tramas e patranhas: o feminino e o masculino na Odisseia”, por Lúcia Bettencourt
🔶 Outubro
terças
▪️07/10 – 16h – Início do ciclo “Filhos de peixe”, com coordenação de Rosiska Darcy - Conferência Heloisa Teixeira por Lula Buarque de Holanda
▪️14/10 – 16h - “Aquele que nasceu com os relâmpagos”, por Fabricio Capinejar sobre Carlos Nejar
▪️21/10 – 16h - “Zuenir Ventura por Mauro Ventura”
▪️28/10 – 16h – Filha de peixe – Bela Gil fala sobre Gilberto Gil
“Quinta é Cultura”
▪️02/10 - “Qual Sentido, Hoje, de uma História da Literatura?", por Luiz Augusto Fischer e Roberto Acízelo, com coordenação de Antonio Carlos Secchin
🔶 Novembro
terças
▪️04/11- 16h - Início do ciclo “Literatura e Memória”, com coordenação do Acadêmico Ruy Castro - Conferência “Nelson Rodrigues” - Ruy Castro
▪️11/11 – 16h - “Humberto de Campos: diário secreto”, por Gilberto Araújo
▪️18/11 – 16h - “Helena Morley”, por Helena Solberg
▪️25/11 – 16h - “Oswald de Andrade”, por Lira Neto
▪️30/11 – 16h - “Literatura engajada, ontem e hoje”, por Luis Augusto Fischer
🔶 Dezembro
terças
▪️02/12 – 16h - Início do ciclo “Memórias da Academia”, com coordenação de Arno Wehling – Conferência “A percepção de Machado de Assis", por Domício Proença Filho
▪️09/12 – 16h - “A percepção de Joaquim Nabuco”, por Ruy Castro
“ Quinta é Cultura”
▪️04/12 – 17h30 – 200 anos de D. Pedro II – pelos Acadêmicos Lilia Schwarcz e Arno Wehling
Academia Brasileira de Letras - Av. Presidente Wilson, 203 - Centro
MÚSICA
BNDES SHOWS GRATUITOSveja a programação do mês abaixo QUINTAS E SEXTAS
quintas e sextas
Gratuito
Espaço Cultural BNDES
936
Shows às quintas e sextas
ENTRADA GRATUITA – Reserva no site (um ingresso por pessoa). Confira as datas de disponibilidade online.
Uma hora antes, no dia do show, haverá ingressos disponíveis na bilheteria.
Quintas no BNDES
Sextas Instrumentais
OUTUBRO
👉reserva dos ingressos no site a partir das 12h da sexta-feira anterior
e uma hora antes do show na bilheteria física (às 18h)
Espaço Cultural BNDES - Av. República do Chile, 100 - Centro
Festival gratuito que transforma a Gávea em um polo cultural, reunindo artes visuais, música, gastronomia, moda, design e saberes populares. Com uma programação diversa, o evento valoriza a produção artística local e propõe um espaço de convivência, diálogo e cocriação, explorando múltiplas dimensões da identidade cultural.
Com PUC-Rio, Museu Sankofa, Biblioteca Parque, Instituto Moreira Salles, Instituto Burle Marx, Museu Bispo do Rosário, CEBRI
PUC-Rio - Gávea
EXPO
TOM JOBIM: DISCOS SOLOgratuita
todos os dias, 9h às 17h (exceto quartas)
Gratuito
Instituto Antonio Carlos Jobim
813
O Instituto Antônio Carlos Jobim, localizado dentro do Jardim Botânico, promove a mostra inédita "Tom Jobim: Discos Solo", que oferece uma visão detalhada sobre os 12 LPs que marcaram a carreira solo do maestro, gravados entre 1963 e 1994, desde o primeiro álbum, "The Composer of Desafinado Plays", até "Antônio Brasileiro", passando por marcos como "Wave", "Matita Perê" e "Urubu".
A exposição imersiva convida os visitantes a explorarem a trajetória artística de Tom Jobim por meio de documentos, fotos, gravações, partituras e objetos pessoais pertencentes ao acervo do Instituto. A curadoria de Aluisio Didier destaca momentos importantes da carreira do compositor como seu encontro com Vinícius de Moraes, que resultou em clássicos eternos da Bossa Nova e sua colaboração com João Gilberto no LP Chega de Saudade.
Instituto Antonio Carlos Jobim - Rua Jardim Botânico, 1008
MAIS
ÊTTAgastrobar - música ao vivo | seg a qua
Domingo a Quinta | 11h30 - 0h30
Sexta e Sábado | 11h30 - 1:30h
Gratuito
Êtta
603
Bar em Ipanema, na Praça General Osório, aconchegante com drinks autorais e boas opções no cardápio.
Ótima música ao vivo, das 18h às 22h de segunda a quarta-feira,
Quinta e domingo DJ até 00h | sexta e sábado, DJ até 01h
Happy Hour de segunda a sexta das 12h às 19h com preços especiais nos drinks.
Programação (pode ser alterada)
Segundas: Duo Vox Beatles
Terças: Jazz com Quartetinho
Quartas: Voz e Violão
Êtta - Rua Teixeira de Melo 53, Ipanema
Que tal um samba à beira-mar? O Tropik, beach club do hotel Fairmont, firmou uma parceria com uma das casas de samba mais badaladas da cidade, BECO DO RATO, para entrar com tudo na temporada "Primavera-Verão".
Todos os sábados, o "Samba do Tropik" — banda criada para tocar exclusivamente no Tropìk Beach Club — faz apresentações no espaço.
O grupo foi formado através da curadoria de Lúcio Pacheco, um dos sócios da casa do Beco do Rato, que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Município, e é liderado pelo músico Marcio Hulk — afilhado da saudosa sambista Beth Carvalho e que tocou com grandes nomes como Arlindo Cruz, Bezerra da Silva e Mestre Marçal.
A roda traz no repertório releituras de Zeca Pagodinho, Alcione, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão, entre outros grandes nomes do samba.
Tropìk Beach Club - Av. Atlântica - em frente ao hotel Fairmont Rio
Que tal um pocket show de bossa nova no fim de semana?
Os visitantes do Village Mall podem desfrutar do melhor da música brasileira no charmoso deck do shopping (com uma vista deslumbrante).
A cada sábado, um repertório diferente com bossa nova, MPB e standards internacionais tocados com arranjos sofisticados. E o melhor, com direito a um sunset de cair o queixo!
*Sujeito a cancelamento em caso de chuva.
Deck do Village Mall - Av. das Américas, 3900 - Barra
MAIS
JAPPA DA QUITANDArestaurante japonês com música ao vivo
todos os dias (Centro - seg a sex, 11h às 16h)
a paritr das 12h até 23h/24h
Gratuito
Jappa da Quitanda
604
Quartetinho Jazz (18h às 22h)
quarta-feira - Ipanema
quinta-feira - Barra
Sina Jazz (18h às 22h)
quinta-feira - Copacabana
Jappa da Quitanda - Barra Shopping | Plaza Niteroi | Copacabana - Av. N.S.Copacabana, 920 | Ipanema - R. Barão da Torre, 422 | Centro - R. da Quitanda, 75
O Acervo do MHN é dividido em quatro esferas:
1) Acervo Arquivístico Histórico
2) Acervo ArquivísticoInstitucional
2) Acervo Bibliográfico
3) Acervo Museológico
clique em "mais informações" para o link do museu.
Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora S/N - Centro