RIO DE JANEIRO

onde

quando

EXPO

PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRET

Paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX

qua a seg, 9h às 20h | 02/abr a 29/set

CCBB

mais informações

1735

A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

IOLE DE FREITAS

Fazer o ar

ter a dom, 12h | feriados, 12h | 15/mar a 11/mai

Paço Imperial

mais informações

1491

A artista plástica Iole de Freitas apresenta sua nova exposição no Paço Imperial, explorando volume e ar em cerca de 16 trabalhos inéditos.

A mostra inclui esculturas da série “Algas”, em aço inox, e grandes obras chamadas “Mantos”, feitas com papel glassine de até 4 metros. A obra “Escada” também ganha uma montagem inédita.

Durante a exposição, o grupo Laboratório 60 realizará apresentações de dança interagindo com as obras.

A abertura será no dia 15 de março, das 15h às 19h.

Paço Imperial - Praça XV - Centro

EXPO

IN-FINITO | SABRINA BARRIOS

seg a sex, 10h às 18h | 28/mar a 30/mai

Meta Gallery

mais informações

1671

A artista Sabrina Barrios apresenta “In-Finito”, instalação inédita criada especialmente para a Meta Gallery. A obra convida o público a caminhar por formas geométricas luminosas que flutuam em meio a uma estrutura de fios de nylon e luz UV. A mostra, com curadoria de Malu Fragoso, também reúne pinturas, esculturas e desenhos que exploram a ideia de “desenhos no espaço” e a relação entre presença física e ancestralidade tecnológica. Após o fim da exposição, a instalação será preservada apenas em registro 3D.

Meta Gallery - Rua da Assembleia, 40, Centro

EXPO

ANTONIO OBÁ | FINCA-PÉ: ESTÓRIAS DA TERRA

oficinas, palestras e visitas guiadas

qua a seg, 9h às 20h | 12/mar a 02/jun

CCBB

mais informações

1736

A exposição apresenta a produção de Antonio Obá a partir de temas como memória, identidade e ancestralidade.
Com curadoria de Fabiana Lopes, a mostra inclui a instalação “Finca-pé” (2024), composta por 24 esculturas de pés em bronze, galhos e folhagens, além de 30 desenhos do artista em grafite e carvão.
A programação conta ainda com oficinas, palestras e visitas guiadas, promovendo uma imersão no universo simbólico do artista e sua conexão com o cerrado.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

ARTE SUBDESENVOLVIDA

Nova exposição do CCBB reúne obras de Abdias Nascimento, Anna Bella Geiger, Candido Portinari, Carlos Vergara, Carolina Maria de Jesus e muito mais

qua a seg, 9h ás 20 | até 5/mai

CCBB

mais informações

1379

A partir dos anos 1930, após a Segunda Guerra Mundial, países econômica e socialmente vulneráveis passaram a ser denominados “subdesenvolvidos”. No Brasil, artistas reagiram ao conceito, comentando, se posicionando e até combatendo o termo. Parte do que eles produziram nessa época estará presente na mostra Arte Subdesenvolvida, que reúne obras de grandes nomes das artes plásticas brasileiras como Abdias Nascimento, Anna Bella Geiger, Candido Portinari, Carlos Vergara, Carolina Maria de Jesus, Lygia Clark e muitos outros.

A mostra apresenta pinturas, livros, discos, esculturas, cartazes de cinema e teatro, áudios,
vídeos, além de um enorme conjunto de documentos. São peças de coleções particulares,
dentre elas, dois trabalhos de Candido Portinari. Há também obras de Paulo Bruscky e Daniel
Santiago cedidas pelo Museu de Arte do Rio - MAR.

Ao todo, mais de 40 artistas e outras personalidades brasileiras terão obras expostas na
mostra, entre eles: Abdias Nascimento, Abelardo da Hora, Anna Bella Geiger, Anna Maria
Maiolino, Artur Barrio, Candido Portinari, Carlos Lyra, Carlos Vergara, Carolina Maria de Jesus,
Cildo Meireles, Daniel Santiago, Dyonélio Machado, Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar,
Graciliano Ramos, Henfil, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, José Corbiniano Lins, Josué de Castro, Letícia Parente, Lula Cardoso Ayres, Lygia Clark, Paulo Bruscky, Rachel de Queiroz, Rachel Trindade, Solano Trindade, Regina Vater, Rogério Duarte, Rubens Gerchman,
Unhandeijara Lisboa, Wellington Virgolino e Wilton Souza.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

FORMAS DAS ÁGUAS

Nova exposição do MAM tem Baía de Guanabara como tema central

qua a dom, 10h às 18h | até 1/jun

MAM

mais informações

1261

A mais nova exposição coletiva do MAM reúne obras de 14 artistas de diferentes gerações e geografias que apresentam imagens, narrativas, experiências e acontecimentos que tiveram lugar na Baía de Guanabara e definiram nossa história. A exposição inclui seis obras inéditas, produzidas para a exposição, das artistas Emilia Estrada, Laís Amaral, Nadia Taquary, Renata Tupinambá, Sandra Cinto e Siwaju. Completam a seleção trabalhos de Agrade Camíz, Aline Motta, Amelia Toledo, Arthur Bispo do Rosario, Artur Barrio, Isa do Rosário, Jota Mombaça e Lia Mittarakis. A mostra pensa histórica, poética e especulativamente a partir da Baía de Guanabara e suas águas, lugar em que estamos e que dá contorno ao que somos enquanto museu e cidade. A baía aparece como origem e contexto; a água, como metáfora; seus fluxos, como métodos.

As obras propõem reflexões sobre modos possíveis de estar e circular pelos cursos do passado e do presente, e nos fazem sentir em movimento. O espaço expositivo, atravessado por plataformas de passagem e pontos de observação, mostra caminhos que separam as obras ao mesmo tempo que as conectam.

MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo