O que fazer no RIO DE JANEIRO

cultura e lazer

onde

quando

EXPO

SÓ ONDE TU ESTÁS NASCE UM LUGAR

Mostra de fotografias que revelam as histórias e tensões do cotidiano carioca.

ter a dom, 9h às 18h30 | 12/jul a 27/set

Casa Firjan

mais informações

2252

A mostra coletiva reúne 23 fotografias inéditas que lançam um novo olhar sobre o Rio de Janeiro, com registros da vida cotidiana nas periferias, nos trens, nas ruas, nos carnavais e nas paisagens que moldam a cidade. Realizados por 11 artistas locais selecionados pelo edital Mosaico Rio Firjan SESI, os trabalhos revelam tensões, poéticas e afetos que atravessam a vivência urbana. A exposição ocupa a Casa Firjan com imagens que exploram os limites entre o espaço público e o privado, entre o simbólico e o concreto, provocando reflexões sobre o direito à cidade e os significados do habitar.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

EXPO

GILBERTO CHATEAUBRIAND: UMA COLEÇÃO SENSORIAL

ter a dom, 10h às 18h | A partir de 09/ago

MAM

mais informações

2402

A mostra celebra o centenário de nascimento de um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, reunindo obras modernas e contemporâneas que revelam a riqueza da produção artística brasileira ao longo do último século. Com curadoria de Pablo Lafuente e Raquel Barreto, a exposição é dividida em cinco núcleos temáticos — Origens, Retratos, Fronteiras, Artistas e a Constelação do Salão Monumental — que refletem o olhar sensorial e próximo de Gilberto Chateaubriand sobre os artistas e suas obras. Parte da programação comemorativa inclui oficinas, rodas de samba, sessões de cinema e outras ações culturais ao longo do mês no MAM Rio.

MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo

EXPO

ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS

cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos

qua a seg, 9h às 20h | 04/jun a 01/set

CCBB

comprar ingresso

2084

A exposição apresenta cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um diálogo entre as experiências afrodescendentes nas artes visuais.

Com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva, a mostra aborda temas como corpo, sonho e espaço, e reúne trabalhos de nomes como Abdias Nascimento e Nari Ward, além de peças da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

TRABALHADORES – FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO

Mostra gratuita com 149 imagens do mestre do fotojornalismo estreia na Casa Firjan

ter a dom, das 9h às 18h30 | 30/mai a 20/set

Casa Firjan

mais informações

1945

Marcando uma homenagem póstuma ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que faleceu aos 81 anos, a exposição Trabalhadores ocupa a Casa Firjan a partir do dia 30 de maio. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa e parceira de vida do artista, a mostra reúne 149 fotografias realizadas entre 1986 e 1992, revelando as múltiplas formas do trabalho humano ao redor do mundo. Das minas de Serra Pelada aos pescadores sicilianos, passando por barragens indianas e incêndios no Kuwait, as imagens traçam um poderoso retrato da dignidade do ofício manual.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

EXPO

PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRET

Paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX

qua a seg, 9h às 20h | 02/abr a 29/set

CCBB

mais informações

1735

A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

OCUPAÇÃO ESQUENTA COP

Arte, ciência e ancestralidade se encontram no Museu do Amanhã em preparação para a COP30

qui a ter, 10h às 18h | 18/jul a 25/nov

Museu do Amanhã

mais informações

2277

Como gesto político e educativo, o Museu do Amanhã antecipa o debate climático que ganhará força na COP30 com a Ocupação Esquenta COP. A programação reúne seis exposições e dezenas de atividades formativas que articulam ciência, arte, espiritualidade e ancestralidade. Entre as mostras, Claudia Andujar e seu universo propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e cosmologias diversas; Água Pantanal Fogo, com curadoria de Eder Chiodetto, apresenta imagens impactantes de Lalo de Almeida e Luciano Candisani sobre os ciclos de destruição e regeneração do Pantanal; e Tromba d’Água, com curadoria do Instituto Artistas Latinas, traz obras de 14 artistas mulheres da América Latina, abordando espiritualidade, natureza e gênero por meio de pinturas, fotografias e videoarte.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Museu do Amanhã - Praça Mauá